top of page
30 de novembro de 2024
“ArqueoLoci - Encontro de Turismo Arqueológico”


 

Este Encontro pretende debater os desafios que se colocam hoje ao Turismo Arqueológico, promovendo a troca de experiências e a criação de redes colaborativas, contando com o contributo de diversas entidades e especialistas na área da arqueologia e do património cultural.

Organização:
Museus e Monumentos de Portugal, EPE / Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa
ArqueoLoci - Rede Portuguesa de Turismo Arqueológico

O ArqueoLoci é um projeto colaborativo de Turismo Arqueológico que tem como principal objetivo a promoção, valorização e preservação do património arqueológico, através da criação de uma plataforma online para difundir os sítios arqueológicos visitáveis em Portugal, incluindo as regiões autónomas.
A constituição de uma Rede Portuguesa de Turismo Arqueológico é uma iniciativa aberta e colaborativa, que depende do contributo de diversas entidades e especialistas na área da arqueologia e do património cultural.
Portugal é detentor de um vasto e valioso património arqueológico. No entanto, o potencial deste património para atrair visitantes e promover a fixação das populações locais ainda está subaproveitado em várias regiões. É fundamental que as entidades locais, regionais e nacionais colaborem para que esses testemunhos do passado sejam cada vez mais integrados como um produto distintivo, complementando as inúmeras riquezas já oferecidas pelas diferentes regiões portuguesas, desde as paisagens à gastronomia.
Este projeto tem como objetivo principal explorar, preservar e promover o património arqueológico nacional, tornando-o mais acessível e atrativo tanto para as comunidades locais quanto para os turistas, contribuindo significativamente para o avanço do turismo arqueológico em Portugal.
O turismo arqueológico não é apenas uma forma de “viajar no tempo”, mas também uma oportunidade de conectar as gerações atuais com a história e as tradições do nosso país. A visita a sítios arqueológicos, museus e centros de interpretação, pode ajudar a fomentar uma maior consciencialização sobre a importância de proteger o nosso património cultural para as futuras gerações, fortalecendo a sua preservação, integrando-o em rotas e itinerários turísticos que enriqueçam a experiência cultural e educativa dos visitantes.
Neste Encontro, que se espera ser um espaço de reflexão e troca de experiências, pretendemos discutir as múltiplas facetas do arqueoturismo, desde a gestão sustentável dos sítios arqueológicos até as estratégias de marketing que podem atrair visitantes; debatendo os desafios que se colocam hoje, nomeadamente o sobreturismo e a necessidade de equilibrar o desenvolvimento económico com a preservação dos vestígios arqueológicos.


 

Imagem WhatsApp 2024-11-09 às 13.13.13_d607ca76.jpg
Imagem WhatsApp 2024-11-16 às 15.23.39_7eaebeb9.jpg
bottom of page