O Projeto
As Jornadas de Turismo Arqueológico 2022
Durante os dias 17 e 18 de junho o Grande Auditório da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, do Instituto Politécnico de Bragança, acolheu uma centena de pessoas, entre docentes do ensino superior, arqueólogos e outros investigadores e interessados nas primeiras Jornadas de Turismo Arqueológico.
Durante o encontro foram apresentadas e debatidas 15 comunicações, estando também patentes 15 posters. Os temas, apresentados por técnicos da Direção Regional de Cultural, Museu Nacional de Arqueologia/DGPC, Museu do Côa, Museu de Penafiel, várias Universidades, Politécnicos, Municípios e empresas de Arqueologia, revelaram e puseram à discussão diversas estratégias e dispositivos de valorização de monumentos e sítios arqueológicos, criação de rotas temáticas, mediação cultural e serviços educativos, meios tecnológicos digitais de reconstituição arquitetónica e recriação histórica, arqueologia experimental e experiências de arqueologia social, etc.
Constituindo essencialmente um espaço de reflexão e troca de experiências, as Jornadas não visaram propriamente definir propostas de conclusões, mas alguns dos temas abordados tiveram acolhimento consensual e merecem nota. Por um lado, foi salientada a indispensável articulação entre a valorização dos bens arqueológicos e a investigação que está na base do seu reconhecimento patrimonial, não devendo a investigação ser abandonada mesmo após a requalificação dos monumentos ou criação de centros de interpretação. Por outro lado, sublinhou-se a importância de que os projetos de promoção turística dos sítios arqueológicos sejam assentes em modelos de gestão sustentados e fundados em planos de comunicação e produção de meios com recursos profissionais. Finalmente, salienta-se a necessidade de envolver em iniciativas deste género os operadores turísticos da região, tornando o património arqueológico da região mais visível em feiras e eventos turísticos.